Nutrição


Diet ou Light?


Por Fabiana Borrego

Muitos consumidores hoje em dia ainda não sabem a diferença entre diet e light, o que é bem preocupante, pois um diabético pode achar que qualquer produto que tenha em seu rótulo estampado a palavra diet, seja isento de açúcar, quando na verdade ele pode ser diet simplesmente por não conter sal. Assim como que está fazendo dieta de emagrecimento, pode optar por um chocolate diet que é repleto de calorias.

Entenda a diferença:

Light: Apresenta uma quantidade menor de algum ingrediente, como açúcar ou gordura. Essa redução costuma diminuir também a quantidade de calorias. Exemplo: Um iogurte é light, porque teve a quantidade reduzida de gordura, se comparado ao integral. Muitas vezes um produto light pode ser consumido por um diabético, pois não contem sacarose ou outro açúcar e sim adoçantes. Os alimentos lights são indicados para pessoas que estão, por exemplo, em uma dieta de perda de peso.

Diet: é aquele que sofreu a retirada ou a substituição total de um dos seus componentes. Exemplo: Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar na receita, mas é bem mais gorduroso e consequentemente mais calórico que os convencionais. A gordura é acrescida para dar sabor, já que existe a falta de açúcar e substituição por edulcorantes (adoçantes). Para grupos populacionais com necessidades especiais, como os diabéticos, ou o sal diet, que não contém sódio e sim potássio, indicado para quem hipertensão arterial sistêmica.

Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos, diretora da ChefNutri, empresa de assessoria e consultoria nutricional em São Paulo.

 
DE OLHO NO RÓTULO!


Por Jonilce Oliveira

Muito se fala em alimentação saudável. Porém, é um assunto muito amplo, E  se formos falar sobre tudo de uma vez, o blog não terá mais espaço para outras matérias...

O motivo de eu estar aqui hoje colaborando com este blog que está “bombando geral” é bem simples e que vai ajudar você a distinguir o que realmente é um alimento saudável e o que um sabotador.

Vamos lá:


Com a evolução da sociedade, muitos tipos de alimentos foram criados e, para  garantir maior aceitação da população, foram introduzidos novos ingredientes. Com isso, surgiram então produtos cada vez mais atraentes e saborosos.

Daí em diante apareceu o açúcar para adoçar; a gordura saturada e gordura trans para dar maciez, leveza e cremosidade ao alimento; o sódio para acentuar e dar “aquele sabor”; corantes para dar uma corzinha toda especial e aromatizantes
para dar aquele cheirinho irresistível. Desse jeito não tem como dizer não a tanta gostosura!


O problema disso tudo está não somente no grande número de calorias que podem levar nosso peso lá em cima, mas também no fato de serem prejudiciais à saúde. Isso porque excesso de açúcar, gorduras trans e gorduras saturadas, podem elevar o colesterol, causar acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e também doenças do coração. O sódio em excesso, claro, causa um aumento na pressão sanguínea

Vamos entender melhor o que é cada um deles?

Açúcar:
fonte de energia para o ser humano. Uma forma de carboidrato que promove uma alteração do sabor dos alimentos e bebidas tornando mais doce ao paladar e deixando mais saboroso. Açúcar consumido em exagero promove o aumento de peso e excesso de gordura no sangue.

Gordura saturada:
tipo de gordura que ocorre de forma natural nos animais. Portanto, é encontrada em alimentos de origem animal. Estes geralmente são encontrados em carnes gordas e seus embutidos, leites e derivados integrais, óleo e derivados de coco, etc...
Consumindo em excesso pode ocasionar aumento de peso, doença do coração, colesterol ruim elevado e obstrução dos vasos sanguíneos.

Gordura trans:
é produzida pela transformação de óleos vegetais em gordura vegetal hidrogenada, proporcionando assim, aumento do prazo de validade do produto, maior cremosidade, maciez e leveza e são geralmente encontrados em biscoitos recheados, chocolates, sorvetes a base de leite, entre outros. Seu consumo em exagero pode ocasionar às gulosinhas de plantão um aumento de peso e problemas no coração.

Sódio:
é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha. Também é muito encontrado em refrigerantes, temperos prontos, biscoitos tipo snacks, sopas prontas, embutidos, entre outros. Seu excesso pode causar pressão alta
.

 E para que você esteja sempre alerta com esses tipos de alimento, é sempre bom dar uma olhada nos rótulos dos produtos, comparar um produto de uma marca com o de outra, e optar sempre pelo que não tiver esses elementos ou pelo menos o que tiver o menor valor. 

Vai a dica:

PRESTE SEMPRE ATENÇÃO NO RÓTULO DO PRODUTO!

Fonte: ANVISA.

Jonilce Oliveira é nutricionista formada pela Anhanguera Uniderp de Campo Grande/ MS



Perder barriga é possível? 

Por Jonilce Oliveira

Para começar, vamos entender melhor essa frase “perder a barriga” em 2 etapas: 

Na verdade não é bem a barriga e sim a gordura que está localizada na região da cintura e quadril. É ela que muita gente deseja perder. 

Vamos mudar essa frase de “perder a barriga” para eliminar gordura localizada. Porque muitas coisas que perdemos, podemos achar de novo e você não quer achar essa, não é mesmo?

Agora vamos ao que interessa.

Eliminar a gordura localizada não é fácil, pois é necessária muita força de vontade, persistência e calma, pois não é de um dia para o outro que irá ver os resultados.
Muitas pessoas não gostam muito de ouvir falar na combinação de alimentação equilibrada e exercícios físicos. Pois bem, se deseja mesmo eliminar a gordura localizada é bom começar a gostar de ouvir falar disso...caso contrario seus desejos não serão realizados. Como nutricionista vou dar dicas para a alimentação equilibrada e alimentos que contribuem para eliminação de gorduras localizadas. Quanto aos exercícios físicos é necessário que procure um profissional da área, pois assim ele te avaliará e indicará quais os exercícios corretos deverá fazer para conseguir o que deseja ok!?

Vejamos:

Para que a eliminação de gorduras indesejadas do seu corpo seja de acordo com o que espera, é impossível não falar em fibras, pois são justamente elas que lhe ajudarão. Entenda como elas funcionam no seu organismo.

dois tipos de fibras. As fibras solúveis depois de ingeridas se transformam numa espécie de gel permanecendo por mais tempo no estômago dando uma sensação maior de saciedade. Essa espécie de gel atrai as moléculas de gordura e açúcar eliminando-as pelas fezes. Você encontra esse tipo de fibra em alimentos como feijão, lentilha, ervilha, farelos de aveia e arroz, banana, laranja, maçã, cenoura entre outros.
Existe também as fibras insolúveis que retêm uma quantidade maior de água acelerando assim o transito intestinal. Esse tipo de fibra é encontrado em alimentos como arroz integral, pepino, tomate entre outros.

A ingestão de fibras é essencial para o organismo e para que tudo funcione normalmente. Não se esqueça de tomar bastante água, pois a água auxilia as fibras em suas funções. Caso contrario você ingerindo fibras sem o consumo de liquido, acabará com uma constipação intestinal. 

Então fica assim:                                                    

Ingira alimentos ricos em fibras tais como:             
Verduras (alface, rúcula, acelga, agrião, couve);
Legumes (pepino, cenoura, beterraba, abobrinha)
Frutas (maçã, laranja, pêra, melancia, melão, abacaxi)
Cereais integrais (pães, biscoitos, aveia, arroz)
Água - de 6 a 8 copos por dia. 


Evite alimentos como:Cereais refinados (arroz branco, macarrão)
Alimentos gordurosos (coxinha, pastéis, pizzas)
Refrigerantes e bebidas alcoólicas
Sorvetes a base de creme
Leite e derivados integrais


Jonilce Oliveira é nutricionista formada pela Anhanguera Uniderp de Campo Grande/ MS


Dietas da Moda

Por Fabiana Borrego


Quais as consequências dessas dietas?!  


Muitos pacientes chegam a meu consultório e comentam que perderam muito peso com a dieta X. E aí eu pergunto, e você aprendeu a comer corretamente seguindo essa dieta?! Depois do termino esse indivíduo volta a comer como antes e a tendência é o ganho de peso novamente. 

E o pior é que cada dia surge uma dieta diferente, dia do atum, dieta da lua, dieta da clara de ovo, dieta de Jesus, dieta e mais dieta! As revistas estão recheadas de promessas milagrosas para a perda de peso, uma mais maluca que a outra. 

Quais são os perigos que essas dietas podem trazer?! 

· Não são baseadas em princípios nutricionais corretos e não reforçam a importância da educação alimentar; 
· Muitas delas são restritas a um único tipo de alimento ou nutriente, o que pode desencadear a carência nutricional
· Quando existe a perde muita rápida de peso o indivíduo geralmente não está perdendo gordura corporal e sim massa magra
· Não existe individualidade e cada indivíduo é único, em suas necessidades, carências nutricionais e atividades diárias
· Não são orientadas por profissional especializado (nutricionista); 
· Nessas dietas geralmente ocorre o que chamamos de efeito “sanfona”
· Não existem trabalhos com evidências científicas, validando essas dietas; 
· Podem desencadear distúrbios alimentares. 

É fato que o caminho para o emagrecimento saudável é a combinação da prática de uma atividade e a educação alimentar. O hábito de uma alimentação correta é o princípio básico para uma boa saúde e, portanto, deve ser adotado como um estilo de vida.


Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos, diretora da ChefNutri, empresa de assessoria e consultoria nutricional em São Paulo.



Vamos emagrecer?


Por Jonilce Oliveira


Você deseja emagrecer e ficar com aquele corpinho lindo e esbelto para sair por aí de shortinho ou ir à praia usando “aquele” biquíni de arrancar suspiros dos gatinhos? 

Para dar aquele UP no nosso visual, colocar o corpo em forma cheia de saúde e sair por aí arrasando e o MELHOR DE TUDO: SEM PARAR DE COMER, aqui vão algumas dicas para que você consiga chegar ao seu objetivo. 

· Vamos tomar um belo café da manhã. Nele deve conter frutas e sucos de sua preferência, cereais integrais, leite e derivados (os desnatados são meio sem gosto mas são os mais indicados nesse momento). E como vovó sempre me fala, devemos tomar o café da manhã como um rei! 

· Huummm, antes do almoço deu uma fominha? Ótimo! Vamos comer uma fruta. Dê preferência pelas ricas em água como pêra, maçã, melancia, abacaxi, entre outros... 

· Chegou a hora mais feliz: ALMOÇO! Mas vamos lá, não devemos esquecer que estamos no processo de perda de peso, hein! Comece por um belo prato de salada bem colorida. Quanto mais colorida melhor, pois essa diversidade nos trará mais nutrientes e fibras que melhoram nosso trânsito intestinal. Quando chegar aos carboidratos, não coloque de tudo no prato. Você deve escolher sempre entre aquele arroz soltinho ou um belo macarrão. Os dois juntos JAMAIS! E não se esqueça de preferir sempre os integrais, pois promovem maior saciedade. 
Quantos às proteínas que são carnes, peixes e frangos, nunca misture um item de cada na mesma refeição, pois apesar de serem ótimos para nosso organismo, em excesso eles podem sobrecarregá-lo. Escolha apenas um item e dê preferência pelos grelhados, assados ou cozidos. Finalize com uma bela fruta de sobremesa. Mas não se esqueça de um detalhe: as frutas ingeridas no dia não devem ser repetidas. 

E por favor, por favor mesmo: NÃO INGIRA LÍQUIDOS DURANTE A REFEIÇÃO! NENHUM TIPO. Assim seu organismo ficará mais tranqüilo na hora da digestão e você não ficará com aquela sensação de estômago cheio e barriga pesada parecendo que vai explodir. 

· Hora do lanche. Tome um suco de fruta natural ou um iogurte de frutas, uma barrinha de cereal ou deguste um saboroso picolé...eu disse PICOLÉ. Não me venha com uma enorme bola de sorvete de chocolate com cobertura hein. Por favor... 

· Hora do jantar. Aff... vovó me diz que na janta devemos comer o mínimo possível, quase nada. Eu aconselho neste momento um bifinho ou um filé de frango grelhado com muitas, muitas folhas. Saladinha é bom e vai te saciar. Certeza. 

· Para finalizar, o último lanche do dia, aquele que fazemos antes de dormir sabe. Então. Vamos saborear uma gelatina de frutas?


Jonilce Oliveira é nutricionista formada pela Anhanguera Uniderp de Campo Grande/ MS


Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável


Por Fabiana Borrego

Começando hoje uma parceria muito legal, que gostei muito de firmar! Adoro escrever e fiquei muito feliz com o convite do blog! E para começarmos resolvi falar um pouco sobre os princípios básicos para uma alimentação saudável.
Muito se fala hoje sobre alimentação, cada dia surge um assunto novo, uma nova dieta milagrosa, uma poção mágica para emagrecer e assim vamos ficando cada vez mais confusas.
Vamos falar um pouco de cada nutriente, de algumas vitaminas e minerais, para que nas próximas matérias, quando eu falar de algum assunto mais específico, vocês saibam como é a base.
Carboidratos: 55% das calorias de cada refeição. É o principal combustível energético do organismo. Exemplos: Cereais (aveia, cevada, arroz, milho, centeio, etc) e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame).
Proteínas: 15% das calorias de cada refeição são formadas por conjuntos de aminoácidos e são as responsáveis pela síntese dos tecidos orgânicos. Exemplos: Carnes, leite e derivados ovos e leguminosas.
Gorduras: Existem vários tipos algumas boas e outras que são prejudiciais a nossa saúde. Cerca de 30% das calorias de cada refeição, desempenha um papel importante de transporte de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K), síntese de hormônios, estruturas de membranas celulares, etc., mas sua necessidade decresce com a idade, além disso, o organismo consegue sintetizar a maioria das gorduras para o seu metabolismo, por exemplo, o colesterol é essencial para a estrutura de vários hormônios além de sais biliares, mas a demanda é totalmente satisfeita com a produção interna, não havendo necessidade de um fornecimento externo. Exemplos: Banhas, manteiga, margarina, óleos vegetais, toucinhos, etc.
Fibras: 25 a 30g diárias é um tipo de carboidrato vegetal resistentes às enzimas digestivas humanas. Exemplos: Legumes, verduras e frutas cruas e cereais integrais.
Água: em média 2 litros por dia, representa aproximadamente 40 a 60% do peso corporal total de um indivíduo sadio. A ingestão de água depende de quanto ela está sendo eliminada através da transpiração, urina, fezes e respiração. A média diária deve ser aumentada em dias quentes.
Vitaminas e Minerais: Micronutrientes que auxiliam os processos orgânicos de transferência de energia e síntese dos tecidos. São obtidos facilmente através de uma dieta balanceada.
Vitaminas: Principais fontes dietéticas
A = vegetais verdes, leite, manteiga, queijo.
D= óleo de fígado de bacalhau, ovos, derivados de leite, margarina.
E= Sementes, folhas verdes, margarinas.
K= Folhas verdes, cereais, frutas e carnes.
B1= Carne de porco, cereais, legumes.
B2= Amplamente distribuída nos alimentos

B6= Carnes, vegetais, cereais integrais.
B12= músculo, ovos, produtos lácteos.
(ausente nos alimentos de origem vegetal)
C= Frutas cítricas, tomate, pimentão, verduras.
Minerais: Principais fontes dietéticas
Cálcio= leites, queijos, vegetais verde-escuros, legumes secos.
Ferro= Carnes, legumes, cereais, ovos, folhas verdes.
Fósforo= Leite, queijo, iogurte, carnes, cereais, peixes.
Potássio = Vegetais verdes, melão, batatas, banana, leite, carne, café, chá.

Neste espaço, quero esclarecer dúvidas, orientar, dar sugestões de restaurantes e receitas, que com certeza vão contribuir para uma alimentação mais saudável e nem por isso menos prazerosa. Afinal devemos sentir prazer ao se alimentar e não culpa. Comer é um ato de confraternização, união e felicidade.
Abraços saudáveis,

Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos, diretora da ChefNutri, empresa de assessoria e consultoria nutricional em São Paulo.